sexta-feira, 22 de novembro de 2013

Xarles Xavier


Xarles Xavier é compositor inquieto. Sempre criando, desenvolvendo ideias e melodias. Ainda na adolescência na década de noventa, influenciado por bandas de Rock Alternativo da época como Smashing Punpkins, Radiohead e The Cramberries já contabilizava uma quantidade considerável de composições. Tudo devidamente registrado em fitas K7, através de um gravador portátil, muito comum na época. Faltava uma válvula de escape para tantas ideias. E como era de se esperar: veio a primeira banda. A Agnata surgia no final da mesma década e, em muito pouco tempo, já respondia pelo nome Incrível Mart. Shows em diversos espaços e eventos por toda Região Metropolitana Fluminense com Bar do Blues, Garage, Espaço Convés e SESC Madureira deram a Xarles a motivação que falta para seguir em frente no mundo musical.

A frente da banda Incrível Mart, onde rapidamente assumiu posição de destaque e liderança, Xarles Xavier gravou três álbuns. E as canções não paravam de surgir! Sempre uma nova composição. Material o bastante para, num dado momento, ficar claro que somente a banda não daria vazão para tantas ideias. Veio a inevitável carreira solo. Músicas como “Depois dos Fogos”, “Bem Mais” e “Canções de Outono” mostravam um Xarles Xavier diferente, musicalmente maduro. A MPB e outras vertentes passavam a figurar no hall de influências do compositor. E a pegada Rock, presente na forma inconfundível de tocar o violão, continuava a dar o tom da obra de Xarles Xavier.

Após um longo período de ensaios e experiências musicais com o músico e produtor Rafael A. O compositor apresenta novas composições e versões de canções consagradas que representam o seu vasto leque de influências. Explorando ao máximo as possibilidades do formato voz e violão a dupla passa a mostrar ao vivo, no palco, o que a mente criativa de Xarles é capaz de criar. Sem imposições ou regras na hora de compor e criar arranjos. Sem a preocupação de soar Rock, Aternativo, Indie ou MPB. Aliás, esse mesmo processo criativo deu origem a outro projeto dos dois músicos. O Projeto Mosquitos foi lançado no final do ano passado e vai muito bem no mundo virtual. Como dissemos, 2013 promete!


Xarles Xavier é artista Latitude Zero Prod.
Shows & Press: latitudezeroprod@yahoo.com.br 

Nenhum comentário:

Postar um comentário